Premiere tem muito que melhorar | Visão de produtora de cinema

New Here ,
Jan 20, 2021

Copy link to clipboard

Copied

Olá gente, quero dar algumas análises e sugestões para essa ferramenta que tornou-se bastante comum na industria desde 2014. Agora alguns anos depois, apesar das boas atualizações, o software começa a apresentar instabilidades e pouca evolução comparada aos concorrentes que não citarei aqui.

Para quem é coordenador de pós-produção ou tem uma produtora como eu, sabe que um erro simples pode ser fatal na entrega de um projeto, ainda mais se tratando de grandes publicidades ou conteúdo de urgência com data e horário de transmissão que não podem ser alterados. Por alguns motivos estamos avaliando aqui a troca dos softwares de edição.

Qual as melhores coisas do Premiere? Link Dinâmico e Graphic Essentials. Trabalhamos na entrega de diversos pacotes gráficos para outras produtoras e canais, isso facilita muito tanto na entrega, quanto no escopo do projeto além de agilizar bastante a entrega de cada episódio das séries. Além da boa compatibilidade com os formatos das outras aplicações da Adobe, como o After Effects e Photoshop.

Instabilidade em Render | Atrasos no workflow

Instabilidade na hora de renderizar. Notamos em diversas máquinas que as últimas atualizações nem sempre conseguem renderizar bem os vídeos. São máquinas boas e mesmo assim temos diversos problemas com render travado. Vimos que a atualização do driver de vídeo resolve na maioria dos casos, mas como disse, um erro desses é FATAL em um projeto grande. Um atraso de poucas horas pode geral até uma multa contratual e isso não tem como defender. Um software que atualiza para melhorar e por sermos usuários fiéis confiamos na empresa cegamente, mas após atualizar temos um contra-tempo na hora de entregar o material, gera problemas no pipeline. O intuíto aqui é dividir um pouco da minha preocupação com a ferramenta e cobrar um pouco dos desenvolvedores para que não ocorra novamentes problemas parecidos.

Lumetri Color | Está fraco.

Outro problema que temos aqui e que sempre somos jogados para a concorrência é em questão da correção de cor. É claro que talvez falte bastante tempo e desenvolvimento para ser minimamente equiparavel com a ferramenta atual da concorrência, mas seria bom vermos um avanço um pouco melhor com as possibilidades em correção de vídeo, como por exemplos os nodes. O After Effects também carece urgentemente de uma opção de nodes, mas o Premiere precisa disso com mais urgência. Seria ótimo se tivemos maior controle de máscaras por cor e poder montar o painel do lumetri color de uma forma mais dinâmica e funcional.

Graphic Essential | .MOGRT

Uma boa inclusão ao Graphic Essentials seria a possibilidade do .mogrt poder ativar suas camadas de ajustes internas dentro da timeline do Premiere. Isso seria genial e certamente iria tornar esse formato ainda mais importante no meio de seriados e programas de televisão.

Além disso um painel mais customizado para esses gráficos e uma possibilidade de criar um link dinâmico com uma pasta de gráficos seria bem interessante. Para alguns workflows, seria ótimo se só fosse necessário instalar apenas um arquivo linkado na rede que pudesse ser sempre atualizado.

Créditos Finais

Precisamos de uma solução usando o .mogrt em criar créditos finais editáveis dentro da timeline do Premiere. Minha sugestão tanto para after effects e premier: Possibilitar a criação de tabela dinâmica. E quem sabe até tabelas linkadas com planilhas onlines. Outra possibilidade é o Graphic Essentials poder ter uma box de edição de texto maior e mais dinâmica.

Aba de efeitos | Ultrapassado

A aba de efeitos virou um peso morto no Premiere, ainda mais em relação as transições. Está simplesmente esquecido. Quando teremos novas atualizações? ou uma adequação ao mercado atual? Transições customizadas precisam ser uma possibilidade.

Outra coisa que poderia ser melhorada é em relação aos ícones das sequências, mas talvez seja um papo mais pra frente.

Bem, é isso, aos outros usuários, o que acham desses pontos? O que acham em geral?

Atenciosamente;

Guilherme Valente

*Notei que outra publicação minha foi deletada, falando sobre o After Effects, é bom saber que os administradores da Adobe lidam mal com criticas ao software.

TOPICS
Editing, Effects and Titles, Export, Formats, Import, Performance

Views

50

Translate

Translate

Report

Report
Reply
Community Guidelines
Be kind and respectful, give credit to the original source of content, and search for duplicates before posting. Learn more
peagalul LATEST
New Here ,
Jan 20, 2021

Copy link to clipboard

Copied

É exatamente isso que me desanima nesse programa. Cada atualização que sai é um bug diferente. Essa semana tive problemas com render... fiz a atualização do driver da GPU e agora o premiere não trava mais, só que estou fritando meu CPU porque mesmo marcando as opções e encoding e outras coisas para usar a GPU, ela simplesmente não funciona. Estou pensando seriamente em migrar pro davinci. Cansei de ser enganado pela adobe. Software mal otimizado e cheio de problemas a cada atualização que sai.

Translate

Translate

Report

Report
Reply
Community Guidelines
Be kind and respectful, give credit to the original source of content, and search for duplicates before posting. Learn more