Skip to main content
Participating Frequently
December 5, 2021
Question

Certificado Digital NeoId em nuvem

• December 5, 2021
  • 1 reply
  • 3870 views

Possuo um certificado digital NeoId em nuvem, com toda a cadeia de certficados instalada (desde a Autoridade Certificadora Raiz Brasileira v5 até meu certificado pessoal).

Quando assino um documento utilizando este certificado, já aparece que a assinatura é inválida porque o documento foi alterado ou corrompido após a assinatura. Não é do certificado que ele reclama, mas sim diz que o documento foi alterado após a assinatura.

Consigo utilizar este certificado para assinar PDFs com outros softwares (inclusive o Acrotab Reader aceita estas assinaturas), mas se assino no Acrobat Reader sempre ocorre este problema.

Alguem sabe como corrigir isto?

This topic has been closed for replies.

1 reply

skillful_cause16B6
Inspiring
May 20, 2022

Estou enfrentando o mesmo problema, a cadeia de certificados está correta, tudo certinho, mas ele não valida pq diz que o documento está corrompido 😕😕

Participating Frequently
May 20, 2022

Consegui resolver o problema instalando o plugin do Pades:

Para que a assinatura funcione no Acrobat Reader, é necessário instalar um plugin para o padrão PAdES.

Obtive o plugin de

Plugin PAdES — Português (Brasil) (www.gov.br)

Na instalação, dá uma mensagem de erro dizendo que o plugin é incompatível com a versão do Acrobat, mas segui assim mesmo.

Funcionou, mas se você fizer alguma aleração de configuração do Acrobat, dependendo da alteração que fizer vai ser preciso instalar novamente, mas isto é raro de acontecer.

skillful_cause16B6
Inspiring
May 20, 2022

Eu tentei usar esse plugin, configurei ele certinho, mas o Acrobat Pro trava na tela em que deveria enviar o pedido de confirmação para o NeoID