Skip to main content
Michael22754683fsf0
Participating Frequently
August 1, 2024
Question

Illustrator com duas instâncias rodando juntas

• August 1, 2024
  • 2 replies
  • 425 views

Olá pessoal, de vez em quando acontece uma situação nos computadores onde trabalho, que é basicamente conseguir abrir duas instâncias do Illustrator, mesmo tendo apenas uma versão instalada.

Para contextualizar melhor, sabemos que tendo apenas uma versão instalada, é possível abrir apenas uma instância do Illustrator e nessa instância, trabalhar com múltiplas janelas e arquivos dentro dele. Mas de vez em quando de forma não proposital, conseguimos abrir duas instâncias do mesmo Illustrator.

Durante algumas exportações de arquivos que desenvolvemos, o Illustrator passa longos períodos processando e impedindo a interação com outras janelas e arquivos abertos para desenvolver outros trabalhos - principalmente exportando ativos em várias camadas ou exportação de múltiplas pranchetas.

A minha necessidade é em saber como abrir duas instâncias do mesmo Illustrator propositalmente, como no print anexado.

Notem que são dois Illustrator abertos, e não duas janelas no mesmo Illustrator.

Quando duas instâncias estão abertas, em uma delas podemos realizar o procedimento de exportação, e em outra prosseguir com outro trabalho paralelamente, reduzindo bastante o tempo dedicado em certas atividades.

Estou utilizando o Illustrator na versão 28.4.1.

This topic has been closed for replies.

2 replies

Junior Rocha
Community Expert
Community Expert
August 5, 2024

O illustrator não suporta duas instâncias no Windows (No mac ele suporta), quando acontece é um Bug.
A) Você pode usar uma máquina virtual para rodar uma segunda instância. 
B) Outra alternativa, esse não cheguei a testar, é ter pelo menos dois usuários criado na mesma máquina, pode procurar na internet sobre "Executar como outro usuário"
C) Tem um aplicativo chamado SandBoxie, que permite executar um segunda instância em ambiente seguro semelhante a uma máquina virtual. 

Participating Frequently
August 1, 2024

Olá a todos, isso também me ocorreu recentemente, mas não sei o que pode ter ocasionado, se fosse possível tornar algo padrão do software ajudaria, pois poderia deixar uma instância exportando arquivos, enquanto posso continuar trabalhando em outras. Desculpe não poder ajudar...

Anubhav M
Community Manager
Community Manager
August 2, 2024

Hello @Bruno Bergami37392737x4th, @Michael22754683fsf0,

We understand that encountering technical issues can be frustrating. I tried replicating this on my end but was unable to do so. Would you mind trying the following steps and checking if they help:

• Close all Adobe applications
  • Remove the Creative Cloud Desktop application and Illustrator using the Creative Cloud Cleaner Tool (https://adobe.ly/3yox0fA)
  • Reinstall the Creative Cloud Desktop application and Illustrator (https://adobe.ly/3yoH2xe)
  • Relaunch Illustrator

Looking forward to hearing from you.

Thanks,

Anubhav

Michael22754683fsf0
Participating Frequently
August 2, 2024

Acredito que você entendeu errado. Não estou considerando isso como um bug, e sim uma característica inesperada que dela podemos extrair produtividade.

A intenção é ter "2 aplicativos Illustrator" rodando no mesmo computador, mas de forma independente entre elas. Assim, caso um deles pare de responder ou está processando a exportação de arquivos, o outro continua operante.

Anos atrás quando eu ainda utilizava CorelDRAW, o mesmo permitia ter 2 ou mais instâncias do aplicativo aberta, todas funcionando de modo independente. Assim podíamos executar exportações enquanto trabalhávamos em outra parte do projeto no mesmo software.