Skip to main content
Participant
January 18, 2018
Answered

Erro de E/S ao salvar no Illustrator

• January 18, 2018
  • 3 replies
  • 23873 views

Olá pessoal,

Estou com um problema desde ontem ao tentar salvar arquivos no Illustrator.  Quando tento salvar, mesmo que seja pela 1ª vez, um arquivo, o programa realiza"salvar como" e informa que o arquivo não foi encontrado e desta forma não me permite salvar. Testei sobrepor qualquer outro arquivo e aí o erro que aparece é "erro de E/S".
Descobri que isso está acontecendo somente quando tento salvar arquivos em C:, então estou remediando salvando para outras partições do HD, mas isso está criando uma bagunça na minha organização e um verdadeiro contratempo.  Gostaria realmente de tentar resolver este problema.

Se alguém já passou por isso e souber como reparar, apreciaria muito a ajuda!

Obrigado!

Rodrigo.

This topic has been closed for replies.
Correct answer Lauro Santos

Olá Rodrigo!

Acredito que seja algum recurso do sistema operacional que esteja corrompido. E quando os softwares da Adobe usam esse recurso do  sistema para acessar o disco e salvar os arquivos acontece esse problema.

Qual a versão do seu sistema? Se for 10 atualizado do 7 ou 8 você fez uma instalação limpa ou somente a atualização?

Eu não recomendo fazer restauração do sistema. Na maioria das vezes "bagunça" ainda mais o sistema. Recomendo que faça um backup de todos os seus dados e zere o sistema para limpar tudo e ficar com uma instalação nova. Além de resolver conflitos vai deixar seu sistema mais leve.

3 replies

apt_204
Participant
February 1, 2019

Mano, eu também estava com esse problema, pesquisa dali, daqui e pronto resolvi desativar o Windows Defender. E não é que resolveu. Perdi um dia inteiro pensando o que podia ser, e no meu caso foi simples. Uso Win 10.

caique_gabriel
Participant
May 16, 2018

Olá, eu tive o mesmo problema que você, mas no meu caso era o windows defender bloqueando.

Eu só tive que autorizar o programa a fazer acesso a pastas controladas e o problema foi resolvido.

O meu é win10

Lauro Santos
Participating Frequently
January 18, 2018

Olá Rodrigo!

Esse erro parece de falta de espaço no disco ou algum problema de leitura e gravação.

Já tentou verificar se o seu HD está ok?

Se não for espaço algo na permissão do Illustrator para gravação de arquivos pode ter alterada pelo sistema. Remover o Illustrator e reinstalar novamente talvez resolva o seu problema.

Qual a versão do seu Illustrator?

Participant
January 18, 2018

Olá Lauro!

Obrigado pelo retorno. Então, não é problema de espaço, e pesquisando me parece não ser também problema com o HD, pois pelo que vi, caso fosse ele eu teria um problema muito semelhante ao tentar salvar arquivos de outros programas, como os do Office, por exemplo, e não é este o caso.

Neste meio tempo, descobri que estou tendo esse problema com todos os programas da Adobe instalados, não consigo salvar arquivos no C.
Desinstalei e instalei novamente o Ai, e o problema persiste. Possuo a última versão de todos os Apps da Adobe instalados.

O que estou realizando agora é o seguinte:
Desinstalei todos os programas, incluindo a Creative Cloud e rodei o Adobe Creative Cloud Cleaner Tool para apagar completamente os registros. E estou, nesse exato momento, reinstalando tudo. Vou torcer para dar certo agora.

Obrigado mais uma vez.