Skip to main content
Participant
August 13, 2026
Open for Voting

Utilizar o atalho ctrl + Z e Ctrl + shift + Z para desfazer e refazer alterações especificas e cronológicas de um único objeto por vez.

• August 13, 2026
  • 返信数 0.
  • 9 ビュー

Gostaria de sugerir a criação de um recurso de histórico contextual por objeto ou camada, permitindo desfazer e refazer alterações somente no elemento selecionado, sem afetar as demais modificações realizadas no projeto.

Atualmente, os comandos Ctrl+Z e Ctrl+Shift+Z percorrem o histórico geral do documento de maneira linear. Isso significa que, para voltar a uma alteração específica feita anteriormente, é necessário desfazer também todas as ações realizadas depois dela, mesmo quando essas ações pertencem a outros elementos da composição.

Por exemplo: estou criando uma manipulação de imagem de uma sala de aula que contém uma mesa, uma caneta, um lápis e uma folha de papel. Primeiro, altero a tinta visível da caneta de azul para vermelho. Depois, adiciono uma escrita ao papel e modifico a cor do lápis.

Se eu decidir desfazer apenas a mudança realizada na caneta, atualmente preciso voltar várias etapas no histórico. Com isso, também perco temporariamente as alterações feitas no papel e no lápis.

A proposta seria permitir que, ao selecionar a caneta — ou a camada correspondente —, eu pudesse utilizar um comando de desfazer ou refazer exclusivo para aquele objeto. Dessa forma, uma única ação seria suficiente para restaurar a tinta azul da caneta, mantendo intactas todas as alterações feitas nos demais elementos.

Esse recurso poderia funcionar por meio de:

• um modo contextual para os comandos Ctrl+Z e Ctrl+Shift+Z;
  • novos comandos, como “Desfazer no objeto selecionado” e “Refazer no objeto selecionado”;
  • ou um histórico individual acessível para cada camada, objeto inteligente ou elemento editável.

Acredito que esse recurso tornaria o processo de edição não destrutiva mais rápido e flexível, especialmente em projetos complexos com muitas camadas e objetos. Ele reduziria a necessidade de percorrer longas sequências do histórico geral apenas para corrigir uma alteração específica, sem comprometer o restante da composição.