Skip to main content
Participant
August 11, 2023
Question

Alto consumo de memória de vídeo

• August 11, 2023
  • 1 reply
  • 375 views

Olá!

Quando uso a ferramenta de reduzir ruído por IA do Lightroom Classic, o consumo de memória, principalmente de vídeo, começa a ficar muito exagerado e não baixa mesmo depois da ferramenta aplicada.

Sempre mantenho os programas da Adobe atualizados.

Tinha um PC Core I7 9700 com 16GB de Memória RAM e uma placa de vídeo GeForce GTX 1660 Super com 6GB de VRam.

Quando aplico a ferramenta de redução de ruído por IA ele consome toda a VRam da placa de vídeo e começa a usar a RAM compartilhada com o sistema acabando com os 6 GB de VRAM e uns 12GB de RAM do sistema. 

Pretendendo acabar com o problema, troquei minha GTX 1660 por uma RTX 3060 com 12GB de VRam mas o problema foi o mesmo. O Lightroom consumiu toda a memória da placa de vídeo e mais os 12GB dos 16GB de memória do sitema.

Tudo isso usando a ferramenta em uma foto só por vez e mesmo após o uso de ferramenta aplicada o consumo de memória não baixa.

Me pergunto se é assim mesmo ou um bug do Lightroom Classic.

Meu sistema:

Core I7 9700f

16GB RAM DDR4 Dual Channel

Geforce RTX 3060 12GB OC Ventus da MSI

SSD Sata + SSD NVME

Windows 10 Pro

1 reply

F. McLion
Community Expert
Community Expert
August 12, 2023

AI Noise reduction makes very heavy use of the GPU and its memory. That is the reason this functions takes minutes to complete without a beefy GPU with enough RAM.

Please find more information in this thread: https://community.adobe.com/t5/lightroom-classic-discussions/gpu-benchmark-denoise-ai/td-p/13779983

--- Got your issue resolved? Please label the response as 'Correct Answer' to help your fellow community members find a solution to similar problems. ---
Participant
August 13, 2023

Olá!

Obrigado pela resposta.

A questão nao é o tempo que leva para aplicar o Denoise AI, pois isso está parcialmente resolvido com a nova placa de vídeo.

Com a GTX 1660 Super e 16 GB de RAM uma foto RAW de 24MP levava na configuração do meu PC 50 segundos. Ja com a nova placa de vídeo, a RTX 3060, esse tempo caiu para 10 Segundos em média.

A questão é que quando eu aplico a primeira vez a reduçao de ruído por IA, ela consome todos os recursos do meu hardware e não libera até que feche o Lighroom. Tanto memória de vídeo como memória RAM do sistema dica quase em 100% de uso.

O normal, na minha visão, seria enquanto aplicava o Denoise consumisse todos os recursos possíveis e depois de completado a tarefa esses recursos seriam liberados novamente.

Percebi que enquanto não uso o Denoise AI, o consumo de Memoria de vídeo e memória ram ficam "normais". Depois que aplico a redução de ruído por IA os recursos são consumidos e não volta ao normal até que feche o lightroom.

Essa é a questão.

Queria saber porque acontece isso.