Lightroom Classic V 14.2 - Travamento 2025
- April 8, 2025
- 2 replies
- 314 views
Amigos, tenho tido com bastante frequência um travamento do lightroom ao usar a ferramenta "CROP". Ao menos 4 vezes ao dia o software trava, gera o prompt de relatório para fazer o "report" para a Adobe e fecha logo em seguida. Este problema vem ocorrendo faz uns 4 meses. De vez em quando abre um janela da Adobe para verificar a integridade do PC, e não detecta erro.
Paralelo a isso notei que o SSD (que só tem instaldo o Windows 11, Lightroom, Photoshop e Illustrator), com capacidade de 480GB, estava com apenas 60GB livre. Achei muito estranho esse drive cheio pois os arquivos de trabalho e de backup estão em outro SSD e HD respectivamente.
Sendo assim fui procurar o motivo do SSD estar tão cheio e descobri a seguinte falha:
Quando o Lightroom trava, ele gera arquivos que variam de 8GB à 16GB no diretório do usuário/adobe/crlogs/dumps, milhares de arquivos com a extensão ".dmp.full". Pelo que li aqui na comunidade outros usuários estariam com o mesmo problema sem saber solucioná-lo.
Então, em uma pesquisa mais detalhada, li um relato dizendo que esta falha de travamento é do Windows 11 e que os Crash Reports são criados em um diretório do próprio Windows e os arquivos são bem pequenos. No meu caso, esses Crash Reports estão congelando apenas o Lightroom, ao usar a ferramenta "CROP" e sendo gerados dentro da pasta Adobe como mencionei acima. São arquivos grandes e que ocupam muito espaço.
Por conta própria deletei estes arquivos e não me causaram problema algum. Recuperei o espaço do SSD e está tudo OK. Mas a falha persiste e diariamente o LR trava e gera novos arquivos no mesmo local. Mantenho a rotina de ir na pasta do sistema e deletá-los.
Meu PC tem uma placa mãe MSI B450M PRO-M2 V2 (MS-7B84) (AM4) - Ryzen 5 3600X - 32GB RAM DDR4 - Windows 11 Pro 64-bit