Skip to main content
Participant
May 18, 2021
Question

Ficha literária

  • May 18, 2021
  • 1 reply
  • 1899 views

Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás- CB. PM.EDMILSON DE SOUSA LEMES
Palmeiras de Goiás,12 de Abril de 2021
Disciplina: Literatura                                                                           Série/Ano: 2º ano D
Professora: Creuza  
Aluna: Sarah Vitórya de Souza Silva
 
Ficha Literária
Titulo do livro: Dom Casmurro
 
Nome do autor: Machado de Assis
 
Nome do ilustrador: Mario Cau
 
Edittora: Carambaia
 
 
 
II. PERSONAGENS:
 
Aponte o personagem principal e/ou os personagens principais.
 
R= Seu protagonista é Bento Santiago, Capitu
 
Aponte as características físicas e psicológicas. Justifique com passagens do texto.
 
Físicas:
 
R=  Capitu: “criatura de 14 anos, alta, forte e cheia, apertada em um vestido de chita, meio desbotado. Os cabelos grossos, feitos em duas tranças, com as pontas atadas uma à outra, à moda do tempo,… morena, olhos claros e grandes, nariz reto e comprido, tinha a boca fina e o queixo largo… calçava sapatos de duraque, rasos e velhos, a que ela mesma dera alguns pontos“.
 
 
Psicológicas:
 
 
R=  Bentinho: anti-heroi, mimado desde a infância, que tornou ele um indivíduo inseguro e dependente, incapaz de tomar decisões por conta própria e resolver seus próprios problemas. era ciumento, religioso, recluso, calado e metia muitas idéias infantis na cabeça. Gostava de ser ouvido e tinha seus muitos medos. Quando velho, tinha bigodes e era garboso, porém não muito forte, acabou se tornando rancisa, melancólico e “casmurro”. Não falou muito de sua fisionomia. Na velhice tbm é narrado que ele era um homem fechado, solitário e triste.
São assim de cigana oblíqua e dissimulada. Pois, apesar deles, poderia passar, se não fosse a vaidade e a adulação…” Para José Dias, Capitu exterioriza sua personalidade através do olhar, a considerava uma moça dissimulada, maliciosa,
sinuosa, astuciosa e fingida. 
 
 
Cite os personagens secundários:
 
R= Dona Glória: mãe de Bento.
Pedro de Albuquerque Santiago: pai falecido de Bento.
José Dias: médico agregado na casa de Dona Glória.
 
III. TEMPO:
 
R= Numa tarde de novembro de 1857
 
 
Quando ocorrem os acontecimentos narrados?
 
R= A história abrange os anos entre a metade e o final do século XIX.
 
O narrador apresenta os fatos na ordem em que aconteceram ou houve inversão temporal? Justifique.
 
 R= O grande desafio há inversão temporal, onde por exemplo, o livro começa falando de determinadas características de alguns personagens mas só serão corretamente expostas ao final.
 
IV. ESPAÇO:
R= Toda a ação narrativa passa-se no Rio de Janeiro. O narrador faz-nos acompanhar sua trajetória pelos bairros e ruas do Rio, desde o Engenho Novo, onde -escreve sua obra, até a Rua de Matacavalos, onde passou sua infância e conheceu Capitu.
 
 
Onde se passam os acontecimentos narrados?
 
R= A ação se passa aproximadamente entre 1857 e 1875, embora o livro tenha sido escrito na década de 1890. Na infância e adolescência, Bento de Albuquerque Santiago morava na rua de Matacavalos (Rio de Janeiro), com sua mãe viúva dona Glória, a prima Justina, o tio Cosme e o agregado José Dias.
 
Como é esse lugar?
 
 
R= Na infância e adolescência, Bento de Albuquerque Santiago morava na rua de Matacavalos (Rio de Janeiro), com sua mãe viúva dona Glória, a prima Justina, o tio Cosme e o agregado José Dias.
 
 
Há mudança de espaço?
R= Toda a ação narrativa passa-se no Rio de Janeiro. O narrador faz-nos acompanhar sua trajetória pelos bairros e ruas do Rio, desde o Engenho Novo, onde -escreve sua obra, até a Rua de Matacavalos, onde passou sua infância e conheceu Capitu
 
 
 
V. NARRADOR:
 
 
O narrador é personagem ou observador?
R= O narrador é Bento Santiago, transformado já no velho Dom Casmurro. O foco narrativo é, portanto, em primeira pessoa e toda a narrativa é uma lembrança do personagem sobre sua vida, desde os tempos de criança, quando ainda era chamado de Bentinho
 
 
E o foco narrativo? Justifique com passagens do texto.
 
 R=O narrador é Bento Santiago, transformado já no velho Dom Casmurro. O foco narrativo é, portanto, em primeira pessoa e toda a narrativa é uma lembrança do personagem sobre sua vida, desde os tempos de criança, quando ainda era chamado de Bentin
 
Que tipo de discurso predominou para indicar as falas das personagens? Justifique com passagens do texto.
R= Há uma mistura do discurso direto (as falas dos personagens da história, quando fala " era para se Lauro...") e do discurso indireto ( quando o autor do texto apresenta os enganos da vida do personagem com suas palavras não com as do próprio personagem, "E conta que os enganos começaram no seu nascimento
 
 
 
 
VI. ENREDO:
 
 
Localize:
 
A apresentação (introdução):
R= Dom Casmurro foi escrito em 1889 e publicado em 1900, é um dos romances mais conhecidos do nosso ilustre Machado de Assis. Narra em primeira pessoa a história de Bentinho, que se deixou levar pelo seu ciúme, acreditando apenas em suas próprias suposições.
 
A complicação (desenvolvimento):
R= Chama-se Dom Casmurro, pois foi um apelido dado ao personagem principal, Bento Santiago, e diz que escreve por falta do que fazer. Bento era filho de D. Glória, uma mulher bondosa. Vivia em sua casa em Matacavalos junto com seu tio Cosme, que havia enviuvado, sua prima Justina também viúva e um agregado, José Dias.
 
O desfecho (conclusão)
R= Bentinho acha que Capitu o traiu, ou seja, houve adultério com o seu falecido amigo Escobar. Porém, Bentinho demonstra sinais de vitimização e uma certa depressão no decorrer na obra, que nos fazem desconfiar do que é dito por ele, ou seja, não houve traição, isso é tudo coisa imaginada pela cabeça de Bento!
 
b) Faça um resumo da obra (de 10 a 15 linhas)
 
Bento Santiago, já um homem de idade, conta ao leitor como recebeu a alcunha de Dom Casmurro. ... Bentinho fica furioso com José Dias, que o denunciara, e expõe a situação a Capitu. A menina ouve tudo com atenção e começa a arquitetar uma maneira de Bentinho escapar do seminário, mas todos os seus planos fracassam.
 
 
 
VIII. MENSAGEM:
 
 
Que ensinamento ou mensagem você assimilou dessa leitura?
R= Dom Casmurro fala da inveja de ter sido traído, mas também da de ser inferior a um ser humano que, na sua visão, era inferior a ele: uma mulher pobre por quem se apaixona. Vemos o mesmo na política nacional. A inveja pelos acertos do atual governo leva a um delírio quando os erros dele aparecem.
 
IX. COMENTÁRIOS: (utilize uma folha à parte para registrar os comentários seguintes)
 
 
Você achou adequado o título do livro? Por quê? E se você não gostou, que outro daria? Por quê?
Gostei do título, congruente com a história.
 
 
Relate a passagem que você mais gostou. Por quê?
 
 Dom Casmurro", de Machado de Assis, teve sua primeira edição lançada em 1900. O livro pode ser compreendido como a autopsicanálise de Bento Santiago, que viveu uma história de amor com final trágico. Emotivamente, encontra-se mutilado, pois acredita ter sido traído pela esposa, Capitu, e pelo melhor amigo, Escobar.
 
Relate a passagem que você menos gostou. Por quê?
Gostei de todas as partes.
 
Você gostou dessa leitura? Por quê?
 
 Sim, história contada é extremamente interessante e viciante. 
 Bom trabalho!

This topic has been closed for replies.

1 reply

Participant
May 18, 2021
👀👀👀
defaultt90n8b4ippia
Participant
May 18, 2021
Hi! Who's this?